Defensor incansável da democracia e da participação cidadã, Herbert de Souza, o Betinho, inspirou e liderou muitas campanhas e iniciativas que conseguiram mobilizar milhares de pessoas e provocar mudanças concretas na sociedade.

Ele acreditava que a democracia tem como fundamento cinco princípios – igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade – e que se realiza pela força dos cidadãos conscientes e mobilizados. “Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia”, afirmava.

O COEP e a Coppe/UFRJ acreditam que a melhor maneira de homenagear Betinho, no ano em que se completam 20 anos de sua morte, é celebrar sua história e manter viva sua luta, mobilizando as pessoas para que cada um faça sua parte e participe das mudanças necessárias para alcançarmos um Brasil mais justo e solidário. E é com esta proposta que lançam este site e o Prêmio Betinho Imagens de Cidadania.

Betinho: da ideia à ação

Ao longo de sua vida, Betinho dedicou-se à luta pela promoção dos direitos e da cidadania, emprestando sua voz à defesa de vários temas relevantes para a justiça social.

Com sua grande capacidade articuladora e mobilizadora, Betinho participou de forma ativa na criação de diversas organizações que permanecem atuantes e contribuindo para ampliar e consolidar suas propostas. Em 1981, ele foi um dos criadores do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); em 1987 esteve à frente da fundação da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Abia); em 1993, participou do lançamento do Movimento pela Ética na Política, que teve como resultados o surgimento da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, e do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP). Nesse mesmo ano, foi um dos articuladores da criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e da ONG Viva Rio.

Suas ideias e seu ideal têm inspirado a Rede COEP ao longo de sua história e deu origem a diversas iniciativas como a Semana Nacional de Mobilização Pela Vida, que, desde 2000, promove diversas ações visando motivar a sociedade a envolver-se num amplo movimento de cidadania. Em 2008, as atividades da semana foram ampliadas com o lançamento do Prêmio Betinho Imagens de Cidadania, que valoriza as pessoas que no dia a dia lutam contra a fome e pela promoção dos direitos de cidadania. O Prêmio Betinho Imagens de Cidadania, lançado este ano, é uma edição especial para marcar os 20 anos de morte do sociólogo.

Betinho também estimulou várias outras iniciativas da Rede COEP como a criação, em parceria com a Coppe/UFRJ, do Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania, dedicado ao desenvolvimento de tecnologias sociais; a inauguração de espaços públicos de convivência no interior de organizações parceiras batizados com seu nome; a publicação de livros e vídeos com depoimentos de especialistas e personalidades sobre o sociólogo; a apresentação da proposta do Projeto de Lei do Compromisso Social, entre diversas outras iniciativas.

Para além do resgate de sua memória, história de vida e produção intelectual, o principal objetivo deste site é estimular novas ações de mobilização cidadã que ajudem a fortalecer as bases de uma verdadeira democracia.

LEIA MAIS

Um ideal de democracia

Betinho tinha uma grande energia mobilizadora e aglutinadora, capaz de contagiar multidões. Suas ideias reunidas em poucos livros e em muitas frases de grande força continuam atuais e são fonte de inspiração para novas ações de cidadania. Ao longo de sua vida, ele sempre perseguiu um ideal de democracia, uma utopia jamais realizada, segundo suas próprias palavras, mas que a seu ver deve permanentemente nortear nossas ações.

“A mudança começa por não aceitar o que é tido como inevitável. A miséria não é inevitável, a pobreza não é inevitável, a exclusão social não é inevitável”, afirmava.

Convite à participação

O COEP e a Coppe/UFRJ convidam todas as pessoas a prestarem uma homenagem a este grande ativista dos direitos humanos e da cidadania. Inspirados em sua força mobilizadora, convidamos cada um a fazer sua parte para alcançarmos o Brasil sonhado por ele e por tantos outros que, com o jeito Betinho de ser, têm lutado por um país mais justo, democrático e solidário.

Esperamos que essa nova edição do Prêmio estimule uma série de ações de engajamento social, a exemplo das muitas mobilizações que Betinho inspirou.