Inspirada no Prêmio Betinho, professora estimula alunos a promoverem ações de cidadania

11 DE SETEMBRO DE 2017

A professora Luana Gomes leciona Sociologia na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Albano, em Fortaleza, no Ceará. Ao pesquisar sobre o Prêmio Betinho Imagens de Cidadania, ela soube do curso que a Rede Mobilizadores estava oferecendo para abordar os cinco princípios da democracia na visão do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e explicar como gravar e editar vídeos com equipamentos simples como celulares.

O prêmio e o curso a incentivaram a abordar, em sala de aula, a história de Betinho e o impacto social de suas idéias e ações, e a sugerir que os alunos pensassem em projetos práticos que atrelasse o curso deles a uma mudança na sociedade.  A escola oferece cursos profissionalizantes de enfermagem, segurança do trabalho, saúde bucal, informática e eventos.

Os 129 alunos de três turmas se entusiasmaram com a perspectiva de aplicarem os conceitos aprendidos na prática e estão se envolvendo em diversos projetos.

Nessa entrevista à Rede Mobilizadores, a professora conta um pouco da experiência.

 

Rede Mobilizadores – O que a motivou a usar os princípios da democracia como conteúdo pedagógico?

R.: Ao pesquisar sobre o Prêmio Betinho Imagens de Cidadania, vi que o curso [Imagens de Cidadania] estava aberto e me inscrevi. Sou formada em Ciência Sociais, mas não conhecia muito sobre a teoria do Betinho, suas ações, sua trajetória. Com o curso, eu pude perceber como cada um dos princípios se expande em várias vertentes.

Então, decidi trazer esses conceitos para a escola. Contei para os alunos um pouco sobre a história do Betinho, sobre o seu impacto social e sugeri a eles que pensassem em alguns projetos que atrelasse o curso deles a alguma mudança na sociedade. Na escola temos cursos profissionalizantes de enfermagem, segurança do trabalho, saúde bucal, informática e eventos.

Nas aulas de Sociologia discutimos muito sobre o que é cidadania e como a gente pode construir essa cidadania para além do muro da escola, como podemos promover mudança na sociedade da qual fazemos parte.

O conceito de diversidade, por exemplo, é algo que trabalhamos muito, com foco na questão de gênero, no sentido de desconstruir alguns tabus.

Debatemos também sobre o conceito de democracia, que está sendo muito falado na atualidade: que tipo de democracia é essa que nós vivemos, como podemos construir essa democracia, como podemos fazer parte dessa democracia?

Turmas do primeiro ano de Enfermagem (à esquerda) e de Informática

Turmas do primeiro ano de Enfermagem (à esquerda) e de Informática

   

Rede Mobilizadores – Que ações a escola está desenvolvendo com os alunos visando à participação no Prêmio Betinho Imagens de Cidadania?

R.: Algumas ideias que estamos trabalhando no momento são a produção de quadrinhos com teor crítico que abordem, por exemplo, a questão da igualdade de gênero e diversidade; produção de músicas, paródias e peças de teatro que possam discutir as temáticas relacionadas aos cinco princípios da democracia.

Os alunos estão se organizando em grupos e elegendo diversos focos de atuação. Um grupo vai visitar alguns abrigos que trabalham com menores infratores e com menores abandonados. Um aluno, por exemplo, relatou que está visitando um abrigo que fica do lado de sua casa e que ele não conhecia. A ideia é dialogar com os meninos abrigados, saber de onde eles vêm, por que estão lá e o que é a cidadania, que às vezes é tão restrita para alguns, e como a gente pode promover a mudança.

Outro grupo vai pesquisar sobre o tráfico de pessoas e a questão dos direitos humanos; alguns alunos vão trabalhar com a questão da fome e da escassez de água; outros querem conhecer a experiência dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs) para entender quem é o público atendido nesses centros e a história de vida dessas pessoas que têm algum tipo de problema mental. Há ainda um grupo realizando trabalhos com moradores de rua para entender um pouco sobre essas pessoas que vivem em vulnerabilidade.

 

Rede Mobilizadores – Qual tem sido a reação dos alunos com as iniciativas propostas? 

R.:Os alunos estão super empolgados com o fato de verem que podem fazer algo na prática, que podem promover uma mudança social no lugar em que estão inseridos. Está sendo uma experiência bem interessante.

A gente quer construir projetos que não se limitem só à discussão, mas que haja também uma prática e um aprofundamento. Não é só fazer a ação, mas também ter um acompanhamento das atividades desenvolvidas.

Estamos pensando ainda em fazer parcerias com ONGs, abrigos e instituições que estamos visitando.

Turma do 1° ano de Saude Bucal

 

Rede Mobilizadores – Na sua avaliação os jovens sentem-se motivados à participação cidadã?

R.: Sim. Eu me surpreendi com a reação dos alunos à proposta de uma atuação prática, porque em Sociologia a gente trabalha com muitos seminários, discussões e eles gostaram da ideia de relacionar os conceitos de igualdade, diversidade a algo prático, algo que faz parte da vivência deles ou a algo que não conheciam.

 

Rede Mobilizadores – O que poderia ser feito para envolver mais jovens em ações de promoção da cidadania?

R.: Os professores devem falar sobre o tema e também motivar os alunos a conhecerem e praticarem esses conceitos para além dos muros da escola. O estímulo do professor e ele também estar junto nessas experiências é essencial. Da mesma forma, é importante mostrar aos alunos exemplos de projetos nos quais eles possam se envolver e que lhes permitam atrelar conceitos à prática.

 

Rede Mobilizadores – O fato de o foco do prêmio ser vídeo feito com celular e outras tecnologias simples é um atrativo para os jovens?

R.: Com certeza. Os jovens de hoje são “cibernativos”. Acho que um dos grandes desafios dos professores atualmente é atrelar o celular à sala de aula. Eu dei a eles dicas de como produzir vídeos criativos dentro da escola mesmo, associando o que eles gostam de fazer à relação ensino-aprendizagem.

Entrevista e edição: Eliane Araujo

Revisão: Sílvia Sousa