A edição de 2017 do Prêmio Betinho, Imagens de Cidadania, é uma homenagem ao sociólogo Herbert e Souza no ano em que completam 20 anos de seu falecimento. Betinho tinha por princípio a crença na sociedade no exercício da cidadania como vetor de mudança e de controle social de políticas públicas. Acreditava que uma sociedade democrática é aquela que consegue democratizar todas as suas instituições e práticas, dentro de 5 princípios: IGUALDADE, DIVERSIDADE, PARTICIPAÇÃO,  SOLIDARIEDADE e LIBERDADE.

Para participar do Prêmio serão aceitos vídeos de até 3 minutos é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

Proposta

O objetivo do Prêmio é estimular a reflexão e o desenvolvimento de IDEIAS para VALORIZAR e FORTALECER os cinco PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO NO PRÊMIO:  de 9 de agosto a 20 de outubro

Como participar


Escolha um ou mais
dos princípios da democracia: liberdade, participação, diversidade, solidariedade, igualdade

Imagine uma ideia que valorize o(s) princípio(s) escolhido(s)

A ideia pode ser uma campanha, a divulgação de ações, proposta de um evento  ou outras iniciativas  voltadas para o(s)  princípio(s)  escolhido(s). Não é necessário executar a ideia

Faça um resumo escrito da idéia para incluir na inscrição

Produza um vídeo com o celular, com duração máxima de 3 minutos, relacionado à idéia

Para facilitar a produção dos vídeos, o COEP vai realizar o curso online “Imagens de cidadania”, permitindo aos participantes ampliar conhecimentos sobre os cinco princípios da democracia e obter conhecimentos práticos sobre gravação e edição de vídeos

Faça o upload do vídeo produzido no YouTube

Caso tenha alguma dúvida como criar o link do seu vídeo no YouTube clique aqui

Preencha o formulário de inscrição na página www.celebrarbetinho.org.br/premio-betinho/inscricao/

Seleção

O participante pode concorrer com até 3 vídeos mas cada vídeo deverá ser cadastrado em formulário separado. Entre os 10 finalistas só será selecionado um vídeo de cada participante.

1ª Etapa
Os vídeos inscritos serão analisados pela Comissão Organizadora para confirmar a adequação à proposta e ao Regulamento do Prêmio e ao Termo de Uso do site www.celebrarbetinho.gov.br . Os vídeos que não atenderem às exigências não serão publicados.

Os candidatos receberão a aceitação da inscrição pelo e-mail informado no formulário de inscrição.

2ª Etapa
A Comissão de Avaliação selecionará os 10 vídeos finalistas.

3ª Etapa – Votação pela internet
Os 10 primeiros colocados serão divulgados em destaque nesse site para votação final, aberta ao público, que será feita pela internet.

Comissão organizadora
Será formada por equipe técnica do COEP

Comissão de avaliação
Será formada por 3 representantes do COEP e 4 representantes de parceiros do COEP.

Premiação

Vencedor
O autor do vídeo mais votado na internet receberá como prêmio um celular com as seguintes configurações: memória RAM 3 GB, processador octa-core 1.9 Ghz, bateria 3000 mAh, sistema operacional Android 6.0, memória interna 32 GB, câmera frontal 16 MP e câmera traseira 16 MP.

2º e 3º colocados
Os classificados em 2º e 3º lugar receberão um kit, com uma coletânea de vídeos do Betinho (DVDs “Os Caminhos da Democracia”) e um livro.

Finalistas
Os 10 finalistas receberão Menções Honrosas de participação.

Divulgação do resultado

O resultado do Prêmio será anunciado no dia 19 de dezembro de 2017, em destaque nesse site