Herbert de Souza, o Betinho, foi um dos grandes defensores da democracia e da participação cidadã como instrumentos para construção de uma sociedade mais justa. Vinte anos depois de sua morte, seus escritos continuam atuais.

Para Betinho, “o poder do governo é sempre o poder dominante de uma sociedade. Se você não mudar a sociedade, não adianta mudar o governo. A mudança é aparente”. [4]

O que Betinho perseguia era a democratização radical do Estado, sua submissão ao controle da sociedade, da cidadania. “Não quero o Estado no planalto, mas na planície. Não quero o presidente, mas o cidadão, não quero o salvador, mas o funcionário público eleito para gerenciar o bem comum”. [4]

Mas o que democracia?

Betinho dizia que “a democracia é uma das mais antigas ideias da humanidade. Jamais realizada. Tem servido ao longo desse período tanto para inspirar movimentos libertadores como para justificar golpes militares e regimes de opressão. Em nome da democracia já se fez muito bem e se praticou muito mal. Em seu nome, morreram homens e mulheres em todo o mundo e ditadores deram golpes em muitas regiões da terra.” [1]

LEIA MAIS

Público: o espaço da democracia

Segundo Betinho, o público é o espaço da cidadania. “O mercado é o deus do privado e se apresenta como se pudesse resolver todos os problemas da humanidade. Pela via do mercado tudo se resolve. O ator principal do mercado é a empresa privada, sempre eficiente, honesta, flexível, inteligente. Em contrapartida, está o estatal. O Estado é pesado, deficiente, burro, burocrático, incapaz de resolver os problemas, passivo da corrupção. O que há de verdade em tudo isso?”

LEIA MAIS

No menu abaixo apresentamos os cinco princípios que, na visão de Betinho, definem a democracia. Reunimos vários extratos de seu pensamento sobre cada um dos princípios e construímos cinco textos.

Alertamos que, como se trata de uma leitura nossa das ideias de Betinho – a partir da reunião de vários fragmentos de textos que escreveu ao longo da vida – eventualmente, a nossa produção pode não traduzir fielmente a intenção original de seu autor.

Além desses textos, apresentamos depoimentos com outras visões sobre cada um dos cinco princípios.

Fontes:

[1] SOUZA, Herbert de. Construir a utopiaproposta de democracia. “Coleção Fazer”. Petrópolis (RJ): Vozes, 1987.

[2] SOUZA, Herbert de. Escritos indignados. Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora/ Ibase, 1991.

[3] SOUZA, Herbert de. Em nome do bem público – contra o falso dilema entre privatização e estatização. Jornal da Cidadania, 16 a 30 abr. 1995.

[4] SOUZA, Herbert de. Carta a Oded Grajew. 15 ago. 1994.

[5] SOUZA, Herbert de. Democracia: cinco princípios e um fim. Coleção Polêmica. São Paulo: Moderna, 1996.

[6] SOUZA, Herbert de. Poder do cidadão
http://cafecomsociologia.com/2010/06/poder-do-cidadao-texto-de-herbet-de.html